Celesc lança campanha de segurança
A partir desta segunda-feira (3), a Celesc Distribuição promove em parceria com a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), uma campanha nacional para conscientizar os consumidores sobre a importância do uso correto da eletricidade. A 3ª Semana Nacional da Segurança com Energia Elétrica, uma iniciativa conjunta da Abradee com 31 concessionárias associadas, será realizada no período de
3 a 9 de novembro.
A expectativa é atingir pelo menos 150 milhões de pessoas em todo o País por meio de atividades diversas: orientação sobre consumo racional de energia elétrica, gincanas sobre o tema segurança e energia, apresentação de vídeos, entrega de panfletos e cartilhas sobre segurança para adultos e crianças.
O objetivo fundamental é promover a cultura da segurança, levando informação de qualidade à população para que ela possa desfrutar dos benefícios da energia de forma adequada. Dentre os inúmeros fatores que envolvem riscos ao consumidor, são destacados os quatro principais motivos de acidentes: desatenção com normas de segurança em construções civis, desobediência às normas técnicas na instalação de antenas de TV, furto de energia ("gatos") e brincadeiras com pipas nas proximidades da rede elétrica (veja material informativo em quadro adiante).
Na área de concessão da Celesc Distribuição, as ações serão multiplicadas nas 16 Agências Regionais da Celesc Distribuição: Florianópolis, Blumenau, Joinville, Lages, Videira, Concórdia, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Criciúma, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Tubarão, Mafra, São Bento do Sul, Itajaí e Chapecó. A ação vai integrar escolas, empresas e instituições públicas ao mutirão da segurança em todo o Estado.
Com o slogan "A gente avisa, mas você precisa fazer a sua parte", a intenção é conscientizar a população sobre a sua responsabilidade na prevenção dos acidentes. Entre as principais dicas da campanha destacam-se:
Risco: instalar antena perto da rede elétrica é perigoso. Só instale ou conserte antenas longe da rede elétrica e quando o tempo estiver bom. Em caso de queda da antena, não tente segurá-la ou recuperá-la. Para evitar acidentes, consulte um profissional qualificado.
Perigo: empinar pipa perto da rede elétrica é perigoso. O que é para ser apenas uma brincadeira pode se transformar num grave acidente. Soltar pipa exige cuidados especiais e deve ser feito longe de postes e fios de energia.
Atenção: construir ou reformar perto da rede elétrica é perigoso. Vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais devem estar sempre afastados da rede elétrica na hora de construir e reformar. Para evitar acidentes, consulte sempre um profissional capacitado. Não construa ou reforme perto da rede elétrica. Todo cuidado é pouco.
Pare: furtar energia é ilegal e dá cadeia. Faça sua parte e denuncie todos os tipos de ligação clandestina para a distribuidora de sua região.



